semana do chimarrão

VÍDEO: do porongo cru à pérola, conheça as cuias personalizadas

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Os primeiros chimarrões foram cevados em um porongo com uma tacuapi - espécie de bomba feita de taquara - pelos índios guaranis. Centenas de anos depois do descobrimento da erva-mate, a bebida se popularizou e muitos apetrechos surgiram para embelezar o mate nosso de cada dia. Hoje é possível comprar cuias personalizadas em diferentes materiais e com diversos enfeites. 

Na semana do chimarrão - o dia da bebida é celebrado em 24 de maio - o Diário traz uma série de reportagens falando sobre as origens do mate, curiosidades e vídeos ensinando a fazer seis tipos de chimarrão.

Em Santa Maria, o casal de empresários Reici e Rozemeri Machado, 59 e 53 anos, viu na bebida típica uma oportunidade de empreender. Eles são proprietários da RJR Casa da Erva Mate, loja que comercializa, além da erva, todo o "kit" chimarrão. 

- Quando eu me aposentei, coloquei um negócio para continuar trabalhando. A gente começou com a erva-mate, mas o público começou a pedir enfeites e a loja foi aumentando - conta Reici.


No local é possível encontrar as cuias dos mais variados tipos: da tradicional a revestida com pérolas ou fotos, de madeira, de polipropileno (plástico) ou cerâmica. São cores e modelos para todos. Para quem gosta de estar na moda, também tem apetrechos com temas conhecidos, como unicórnio e a estampa da palavra "fé", além de modelos que celebram datas festivas, como Páscoa e Dia das Mães. 

Além dos artigos personalizados, ainda existe os enfeites para o chimarrão. São frases e símbolos para colocar no topo do mate em materiais como MDF e biscuit, e os pingentes para pendurar na bomba. Existe existe até mesmo choker (uma espécie de gargantilha) para as cuias. 

ARTE NA MÃOFoto: Renan Mattos (Diário)

A estudante de psicologia Paula Marcuzzo, 23 anos, levou sua arte feita a mão para estampar cuias. Há mais de cinco anos ela começou a utilizar a técnica da hand lettering, que consiste em desenhar letras a mão e brincar com suas formas para formar uma arte ilustrada, com frases de músicas que gosta. Mas a "brincadeira" acabou se tornando um negócio. 

- Eu comecei a aplicar as artes nas cuias porque fiz uma parceria com o Pirisca Grecco, ele pediu algumas artes minhas para colocar nas cuias. A partir disso, comecei a fazer com algumas frases diferentes e começou a se espalhar. É muito importante para mim ter a arte na cuia, porque é algo que a pessoa manuseia diariamente, se cria um apreço pelo chimarrão e pelo que ele envolve, a tradição e o ritual de tomar chimarrão - conta a estudante. 

Entre as mais de 100 frases que já criou e aplicou nas cuias, uma delas foi para presentear um dos seus artistas favoritos: o músico gaúcho Humberto Gessinger. Ela fez a arte com a frase "mãos e coração, livres e quentes, chimarrão e leveza", da música Ilex Paraguariensis:

- É uma das minhas frases xodós, é uma das mais queridinhas. Para mim foi muito emocionante poder entregar esse presente para ele, ter esse reconhecimento, dele me encontrar em outras oportunidades e dizer que usa a cuia, que foi uma ideia muito boa - comenta Paula. 

ONDE ENCONTRAR

  • RJR Casa da Erva Mate
    Rua General Neto, 222, Centro
    Telefone: (55) 99902-7004
    Além das cuias e enfeites prontos, é possível encomendar sob medida
  • Paula Marcuzzo
    Pelo site www.paulamarcuzzo.lojaintegrada.com.br/ ou e-mail paulamarcuzzo@hotmail.com
    Além do catálogo de frases, é possível encomendar artes sob medida

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motociclista fica ferido em acidente na BR-287 Anterior

Motociclista fica ferido em acidente na BR-287

Competição 'Bombeiro de Ferro' ocorre nesta segunda-feira em Santa Maria Próximo

Competição 'Bombeiro de Ferro' ocorre nesta segunda-feira em Santa Maria

Geral